7 mitos e verdades sobre as varizes!

Fato: elas são veias dilatadas, e tortuosas que aparecem, geralmente, nos membros inferiores, ou seja nas coxas, pernas e pés. Existem mitos e verdades sobre as varizes. Todo mundo tem uma receita milagrosa sobre como acabar com elas.

Boatos, receitas mágicas, informações desconexas e, principalmente, desinformações estão sempre ligados ao tema da saúde.

O perigo das fake news

Assunto muito comum nos dias de hoje, as Fake News, ou notícias falsas, são problemas extremamente graves para todos os âmbitos da sociedade. No entanto, para temas ligados à saúde, elas chegam a ser criminosas.

Muito cuidado ao receber e, principalmente, repassar mensagens que não tenham boa procedência.

É fundamental procurar a fonte da informação, de qual site foi extraída e se foi de algum veículo de comunicação respeitado e sério. Se for um assunto ligado a doenças e vacinas, procure o site do Ministério da Saúde para se informar corretamente.

Mitos e verdades sobre as varizes

1. Só mulheres têm varizes [MITO]

Apesar de aparecerem principalmente nas pernas e pés das mulheres, as varizes podem ocorrer tanto no sexo feminino quanto no masculino, com uma leve preponderância nas mulheres.

O aparecimento das varizes é decorrente de vários de fatores, principalmente o fator genético.

2. Ficar muito tempo sentado em frente ao computador dá varizes [VERDADE]

Essa informação não deixa de ser verdadeira – obviamente, não por causa do computador, mas por ficar na mesma posição por muitas horas, principalmente sem movimentar as pernas.

Lembre-se que o principal fator para o aparecimento das varizes é a genética, entretanto, vida sedentária e hábitos posturais inadequados podem contribuir bastante para se terem varizes.

3. Usar salto alto pode dar varizes [MITO]

Quanto ao aparecimento das varizes, as mulheres podem ficar tranquilas, salto alto NÃO provoca varizes. Porém, os saltos altos alteram a distribuição do peso nos pés, levando a um desequilíbrio da sustentação do corpo, assim, esse hábito sobrecarrega alguns músculos das pernas, o que pode gerar dor. Portanto, uso ocasional de saltos altos geralmente não traz problemas, mas o uso contínuo pode provocar dores frequentes nas pernas.

4. Todo tratamento de varizes exige cirurgia [MITO]

Especialistas como os do Instituto Pró-Vascular têm toda capacidade de avaliar e diagnosticar o estágio das varizes e indicar o melhor tratamento.

A cirurgia é uma ferramenta para o tratamento das varizes, não a única. Tudo vai depender do estágio em que as varizes se encontram, por isso, quanto mais cedo o tratamento, melhor, e mais chances de não precisar de uma cirurgia.

Varizes mais superficiais muitas vezes podem ser tratadas por procedimentos não cirúrgicos.

5. Prisão de ventre pode causar varizes [VERDADE]

A questão não está ligada diretamente ao intestino preso, mas às consequências do problema. Mais uma vez, a genética é o principal determinante das varizes, mas esforço para evacuar pode aumentar a pressão abdominal e dificultar o retorno venosos dos membros inferiores.

Quando se faz força na hora de evacuar, você está transmitindo a pressão às veias das pernas e pés.

6. Apenas mulheres idosas têm varizes [MITO]

Esse mito já foi parcialmente respondido neste mesmo artigo. Homens também podem ter varizes.

Com relação a questão da idade, as varizes podem ter incidência ainda na adolescência,  no entanto, o processo natural de envelhecimento leva a um enfraquecimento das veias que podem dilatar com mais facilidade. Portanto, a idade é sim um fator importante para o aparecimento das varizes, sendo o segundo fator mais significativo, atrás apenas do fator genético.

7. Quanto antes as varizes forem examinadas por médicos, melhor [VERDADE]

Com certeza! O fator tempo é muito importante no tratamento desse problema vascular. O Instituto Pró-Vascular possui uma equipe especializada para dar atendimento e fornecer todas as informações necessárias para o diagnóstico de varizes! Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *