Cuidado: 5 atividades que provocam varizes

Com o passar dos anos, você simplesmente começa a sentir um desconforto em determinado ponto das pernas e, pouco tempo depois, lá estão elas, as veias dilatadas. Mas como assim? O que aconteceu? Quais atividades que provocam varizes?

Essa é uma dúvida frequente e que costuma ser muito solicitada aos profissionais do Instituto Pró-Vascular.

Conhecer as atividades que provocam varizes é uma preocupação comum, principalmente entre pessoas que possuem casos na família. Dentre as causas para o aparecimento das varizes, a genética é algo bastante relevante.

Neste artigo, o Blog do Instituto Pró-Vascular vai além: nossos especialistas selecionaram cinco atividades que provocam varizes.

Atividades que provocam varizes

1. Ficar sentado por longos períodos

Apesar de algumas pessoas pensarem que há um exagero nesse tipo de alerta, ele de fato existe. Uma das atividades que provocam varizes é, justamente, ficar longos períodos sentado. Seja no computador, seja em frente à televisão, não importa, imobilidade é um fator de risco para aparecimento das varizes, sobretudo se você está acima do peso.

A posição fixa dos membros inferiores, por horas e horas, já que estamos falando de um problema de circulação, pode contribuir bastante para o aparecimento das varizes.

Lembrando que, esse é um fator que age em combinação com uma série de outras características do organismo de cada paciente. Não significa que, se você trabalha em uma cadeira de escritório por oito horas diárias, apresentará, obrigatoriamente, o problema.

2. Não fazer exercícios físicos

O sedentarismo também é considerado uma das atividades que provocam varizes – aliás, a falta de uma atividade, não é mesmo?

Além de todos os outros benefícios que os exercícios físicos proporcionam para o corpo e mente, além de ajudar a manter ou reduzir o peso, a questão da circulação também é beneficiada.

Não fazer atividades físicas pode acelerar o aparecimento de varizes nas pernas e pés.

3. Obesidade

Esse é um problema muito comum na sociedade – para se ter uma ideia, quase 20% da população brasileira sofrem com a obesidade, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O aumento de peso e seus efeitos para os membros inferiores pode transformar a questão em uma das atividades que provocam varizes.

4. Anticoncepcionais causam varizes?

A concentração de hormônios no organismo da mulher pode ser uma das causas do aparecimento das veias dilatadas.

Os anticoncepcionais orais aumentam a concentração sanguínea dos hormônios femininos, portanto há uma sobrecarga dessas substâncias na mulher, contribuindo para o desenvolvimento das varizes. Entretanto, aquela mulher que faz uso de contraceptivos orais não deve interromper o uso sem uma conversa com seu ginecologista.

5. Varizes na gravidez

Essa não pode ser considerada uma “atividade” em si, mas é interessante apontar esse caso específico.

Durante a gravidez, a mulher tem modificações no corpo que constituem atividades que provocam varizes.

Dentre elas estão:

  • aumento do peso;
  • alteração nos hormônios;
  • circulação de sangue dificultada.

Nesse período, pode ser que apareçam varizes e hemorroidas.

Gostou do artigo? Conheça o Instituto Pró-Vascular para ter mais informações sobre prevenção e tratamento de varizes. Fale conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *