Como funciona a Secagem de Vasinhos

Os vasisnhos das pernas, tecnicamente chamados de telangectasias, ocorrem tanto no sexo masculino como no feminino, entretanto são  mulheres que mais se incomodam com o problema por gerar um desconofrto estético considerável.

Mas qual o melhor tratamento para os vasinhos e como funciona a escleroterapia para os vasinhos?

Aqui, o Blog do Instituto Pró-Vascular vai trazer esse tema bem específico, que é como funciona a secagem de vasinhos.

O que é secagem de vasinhos

Secagem de vasinhos é o nome dado à escleroterapia, um tratamento muito utilizado para tratar os vasos e varizes.

É um procedimento realizado ambulatorialmente, ou seja,  em consultórios e clínicas por especialistas, médicos cirurgiões vasculares, e que costumam trazer bons resultados aos pacientes.

A técinica da escleroterapia consiste interromper a atividade do vasinho, daí o uso do termo “secagem”.

De modo geral ela é realizada pela infusão de uma substância dentro do vaso, através de agulhas muito finas. Essa substância ou medicamento promove uma reação no vaso, fazendo este desaparecer.

A técinica pode ser através da aplicação de espuma ou líquido.

Escleroterapia com espuma

Alguns medicamentos quando misturados e agitados com ar ou gás carbônico produzem literalmente uma espuma potente que pode ser injetada dentro da veia. É uma técnica bastante antiga e que foi recentemente revitalizada por alguns autores europeus, ganhando rapidamente popularidade.

A técnica não é muito vantajosa para tratar vasinhos, ela é indicada principalmente para veias mais calibrosas. Entretanto cuidado! A técnica da escleroterapia com espuma é eficaz e segura quando bem indicada e bem executada. Além disso, deve-se tomar cuidado, pois o risco de manchas não é desprezível; se você busca um resultado estético para o seu tratamento, talvez essa não seja a melhor opção.

Escleroterapia com líquido

A secagem proporcionada pela líquido é feita da mesma maneira que a técnica com espuma. A diferença é que o medicamento não é misturado com ar o gás carbônico, sendo injetado na sua forma natural.

Um dos principais agentes utilizados pelos médicos é a glicose em altas concentrações. Com a glicose geralmente obtém-se ótimos resultados com baixo risco de complicações, por isso o medicamento é tão popular aqui no Brasil. Outros agentes além da glicose podem ser utilizados, entretanto, a glicose é um dos mais comuns.

Escleroterapia sem dor!

Ao contrario do que muita gente pensa, a escleroterapia pode ser bastante tolerável, praticamente sem dor. Tudo começa com uma consulta em um ambiente agradável, climatizado, e detalhando aos pacientes como funciona o tratamento. Utilizando-se uma técnica adequada, materiais delicados e fazendo-se o tratamento sem pressa, já é um bom começo. Mas o grande truque está em utilizar-se anestésico junto com o medicamento e fazer um resfriamento da pele com dispositivos mantidos a -20 graus de temperatura. Assim a escleroterapia é realizada no Instituto Pró-Vascular, praticamente sem dor.

“Escleroterapia” a laser

Embora o laser seja muito desejado como método de tratamento dos vasinhos, sua eficácia nem de longe se equivale à técnica convencional, a escleroterapia. Além disso, é um tratamento caro e, ao contrario do que muita gente pensa, é bastante doloroso. Quem já fez depilação a laser sabe do que estamos falando. A única vantagem do laser é para tratamento dos vasinhos do rosto, sendo aqui a sua melhor indicação, caso contrario, a escleroterapia convencional ainda é a melhor opção.

 

Agora que você já sabe como funciona a secagem de vasinhos, conheça o trabalho e a equipe do Instituto Pró-Vascular para saber qual o melhor método para aplicar no seu caso.

Se os vasinhos e varizes são verdadeiros incômodos no seu cotidiano, busque informações sobre esse problema. Apesar de serem questões tratadas como estéticas, tratam-se de possíveis sinais de problemas com a sua circulação e sua saúde. Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *