Pomada ou creme com cânfora tratam varizes?

É muito comum a procura por tratamentos alternativos para diversas doenças, e uma delas é a cânfora para solucionar o problema de varizes. Mas será que realmente funciona?

Existe uma infinidade de cremes e pomadas que prometem melhorar a circulação sanguínea e, com isso, eliminar as varizes do corpo. Porém, apenas acreditar que funciona, não é o suficiente, a maioria destes produtos contêm cânfora e menta, substâncias que proporcionam a sensação de frescor (a mesma artimanha utilizada pelos fabricantes de pastas dentais), sugerindo que alguma coisa, de fato, esteja acontecendo. Porém… nem sempre!

Ainda não existem estudos científicos sobre a cânfora e a menta que comprovem a sua eficácia para as varizes. Além destes, a Centella Asiática é outra planta muito conhecida e utilizada para o estímulo da circulação sanguínea e melhora das varizes, porém, apesar de famosa, ainda não apresenta muitas provas de sua eficácia na ciência, devido aos números de pesquisas que comprovam seu uso, serem muito baixos. Contudo, essas poucas pesquisas, apontam seu uso benéfico de forma oral, ou seja, não temos referências a respeito de sua fórmula em creme.

Outra opção famosa é a castanha da índia, que em alguns estudos, apresenta uma melhora na diminuição da dor e inchaço provocado pelas varizes, porém, ainda não existem registros muito aprofundados sobre sua eficácia.

A verdade é que nem sempre as opções alternativas são mais interessantes. Deve-se levar em conta o tempo que se perde tentando resolver o problema com uma substância que pode servir como placebo e o dinheiro gasto, caso não tenha resultados. Atualmente, os procedimentos mais seguros para o tratamento das varizes e de vasinhos são realizados por médicos, como a cirurgia de varizes, escleroterapia, o laser e até o tratamento de varizes por espuma. Diferente do que muito ainda se especula, esses procedimentos podem ser praticamente indolores e, apesar de ser necessária uma avaliação individual para casa caso, a fim de definir qual tratamento é mais indicado, a probabilidade de resultados positivos é muito mais alta.

Portanto, se você tem varizes ou vasinhos nas pernas, independente de ter sintomas ou não, e procura opções para resolver seu desconforto com as varizes, procure um médico de confiança e realize procedimentos seguros e realmente eficazes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *