Varizes e atividades físicas: ajuda ou prejudica?

Embora as varizes estejam relacionadas principalmente com a genética e com a idade, a prática regular de exercícios físicos é uma boa aliada na luta contra o problema, pois ajuda a circulação sanguínea nas pernas. Outros fatores também agravam o problema como gravidez, e excesso de peso, logo, atividades físicas podem ajudar – e muito – no tratamento para a melhora das varizes. Porém, é importante saber quais são os tipos de atividades que podem ser praticadas, afinal de contas, como para qualquer outro tipo de problema de saúde ligado ao sedentarismo, existem exercícios mais e menos indicados para cada caso.

Nenhum extremo é benéfico para o corpo, por isso, equilíbrio é a chave para uma vida saudável. As atividades físicas mais indicadas para varizes são as aeróbicas, como caminhada e corrida, bicicleta e natação. Entretanto, a musculação, obviamente voltada para as pernas, também é benéfica, pois ajuda a fortalecer os músculos e a circulação sanguínea. Mas como falado antes, tão importante quanto praticar atividades, é saber dosar cargas. Principalmente no caso de pessoas que já têm veias dilatadas, o excesso de peso na musculação, por exemplo, aumenta a pressão no abdômen durante os exercícios e, consequentemente, esse aumento de pressão nas veias do abdome pode ser transmitido para as veias das pernas.

Para as pessoas mais exigentes, vai uma dica: existe um esporte muito interessante para quem tem varizes e não pode com o impacto das atividades aeróbicas habituais, o Deep Water Running, uma atividade que consiste em movimentos de corrida dentro da água, evitando o atrito e impacto que uma corrida normal pode ocasionar.

Portanto, dificilmente a atividade física será contraindicada para qualquer tipo de situação, afinal de contas, o corpo foi feito para se movimentar e necessita disso para manter-se saudável, inclusive para melhorar a oxigenação cerebral e liberar hormônios que afetam todas as outras partes do corpo e da sua saúde, incluindo maior disposição, bem-estar e até mesmo, felicidade! Atividade física é saúde e saúde é vida. Para cuidar das varizes não é diferente, mas é sempre indicado procurar um especialista para tomar as medidas mais adequadas em cada caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *