Usar salto alto causa varizes: mito ou verdade?

Muitos são os mitos que envolvem o tema das varizes, como genética, esportes, alimentação e, principalmente, o salto. Mas afinal, sapato de salto alto provoca varizes nas pernas? A resposta é NÃO.

Diferente do que muito se especula, o salto alto pode ser um inimigo ortopédico, mas não vascular. As varizes são causadas por problemas de circulação e perda do tonificação dos vasos, e também por pré-disposição genética, portanto, o salto não é o causador desta doença.

As questões que influenciam as causas das varizes podem ser muitas outras, como a gravidez, o sobrepeso, sedentarismo, anticoncepcional e, principalmente, a herança genética.

Especula-se que forçar a perna sobre os saltos é prejudicial para a circulação e seria esse o motivo das varizes, porém, estudos realizados por cientistas do Hospital das Clínicas da Unicamp, comprovaram que o uso do salto alto não prejudica, mas pode melhorar em até 30% o bombeamento do sangue. Isso porque, graças a contração que a musculatura da panturrilha precisa fazer para se manter em cima do salto, o sangue ganha mais força para ser impulsionado para cima, melhorando a circulação sanguínea.

Portanto, a relação entre varizes e salto alto não é de negativa. O que pode ocorrer, sobretudo em mulheres que usam saltos muito altos, é aparecerem dores nas pernas pela posição e pela má distribuição do peso do corpo nos pés, mas aparecimento de varizes não tem relação com uso de salto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *