Existe tratamento para varizes sem cirurgia?

tratamento clinico para varizes

 

Meias elásticas, medicamentos e mais…

Existe a modalidade de tratamento conservador ou tratamento clínico, sem a realização de cirurgia. Este tipo de tratamento, é indicado para o alívio dos sintomas, sem eliminar as varizes. Pessoas sem condições clínicas favoráveis aos tratamentos invasivos ou com contra-indicação aos tratamentos tradicionais, além daqueles pacientes que não queiram ser submetidos a tratamentos cirúrgicos ou à escleroterapia, são os candidatos a este tipo de terapia.

A modalidade conservadora mais comum de tratamento é a utilização de meias de compressão graduada, conhecidas como meias elásticas, e que ajudam o retorno venoso por auxiliarem a circulação do sangue nas pernas. Essas meias, embora encontradas com certa facilidade para venda, devem ser prescritas por profissionais capacitados, de preferência especialistas no assunto, pois existem casos onde o uso das meias está contra-indicado.

Medicamentos devem serem vistos com cautela e em geral estes medicamentos são coadjuvantes no tratamento das varizes e não devem ser encarados como tratamento principal, somente usados em casos selecionados. Deve-se lembrar que não eliminam as varizes e tem ação durante períodos bem determinados. Lembre-se que todo medicamento para tratamento de varizes deve ser prescrito por médicos, preferencialmente os cirurgiões vasculares. Cuidado com a auto-medicação! Até mesmo medicamentos difundidos de medicamentos “naturais” (que de naturais na maioria das vezes não tem nada), como a castanha da índia e ginkobiloba, têm efeitos adversos e podem ser prejudiciais para algumas pessoas.

Mudanças de hábitos e costumes também podem ajudar aliviar os sintomas da doença varicosa. Por exemplo, praticar exercícios físicos regularmente e controle de peso também fazem parte do tratamento. Para pessoas que trabalham ou permanecem várias horas em pé ou sentadas, recomendam-se pequenas movimentações de tempos em tempos para auxiliar no retorno venoso das pernas.

Alimentação não exerce efeito diretamente nas varizes, logo não há uma dieta específica para tratamento das varizes ou para sua prevenção. Porém deve-se manter uma dieta equilibrada para evitar o sobrepeso ou obesidade, porque estas duas condições podem agravar as varizes.

Cuidado!

Promessas milagrosas de medicamentos, cremes, pomadas, etc, frequentemente anunciados em televisão, jornais e revistas comumente são abusivos e enganosos.

Existem tratamentos alternativos para varizes?

Abrir bate-papo
Olá estou on-line ok?
Dr. Rogério Neser
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?