Varizes: quais os sintomas?

Eu tenho sintomas de varizes?

Sintomas de varizes podem ser bem variados. É de conhecimento quase que universal que varizes podem produzir dores nas pernas.

Mas será que qualquer dor nas pernas é sinônimo de varizes?

Obviamente que não. Inúmeros problemas ou condições podem gerar dores nas pernas. Como seria então a dor desencadeada pelas varizes nas pernas?

A dor provocada pelas varizes nas pernas geralmente é descrita pelos pacientes como um peso e cansaço que ocorrem no período da tarde ou à noite. Este quadro é agravado quando a pessoa permanece longos períodos em pé, principalmente com pouca mobilidade. A explicação para essa ocorrência, é porque a pressão exercida pelo sangue nas veias vai estimular as terminações nervosas das veias, provocando a sensação de dor, e isso é mais frequente no final do dia. Logo, uma característica importante das varizes é que elas provocam desconforto vespertino.

Esses sintomas de dor e cansaço geralmente são mais intensos se houver comprometimento das safenas, veias importantes nos membros inferiores e frequentemente são acometidas por varizes. Isso, via de regra, é pior naquelas pessoas que apresentam mais varizes e naquelas pessoas com veias mais calibrosas. Essas dores e o cansaço tendem a regredir com as pernas elevadas e com o repouso. Mas nem sempre é assim, não é incomum que pacientes tenham veias muito salientes nas pernas e não sintam nada.

Outro fator de melhora é o caminhar. Exercícios físicos, mesmo as caminhadas leves, ajudam o retorno venoso, consequentemente melhora as dores nas pernas. Contrariamente, como já dito antes, permanecer em pé ou sentado durante muito tempo, piora a dor.

Edema (inchaço) também é uma queixa freqüente e da mesma forma piora no fim do dia e no calor.

Ciclo menstrual, varizes e seus sintomas…

O período menstrual também é um fator agravante dos sintomas de varizes, devido ao relaxamento das veias proporcionado pelos hormônios nesta fase do ciclo da mulher. Assim, mesmo em pessoas sem grandes varizes, pode ocorrer desconforto e inchaço nestes períodos.

Além das dores e do inchaço nas pernas, pode ocorrer o escurecimento da pele próximo ao tornozelo, o que é chamado de hiperpigmentação. Este estágio, já é uma forma mais avançada da doença.

Nos estágios mais graves ainda, pode ocorrer a formação de feridas, são as chamadas úlceras varicosas, que comumente localizam-se próximas ao tornozelo, na parte de dentro da perna, são difíceis de cicatrizar, podem ser muito dolorosas e frequentemente estão associadas a infecções e erisipelas.

Dores nas pernas ao acordar. Pode ser Sintoma de varizes?

Muitas pessoas sentem dores nas pernas ao acordar pela manhã, isso é uma queixa relativamente comum. Porém, durante uma noite de sono eliminamos a pressão dentro das veias, o que facilita o retorno venoso. Isso alivia a tensão nas paredes venosas e alivia a dor. Portanto, aqueles que sentem dores nas pernas ao acordar, não devem ter a dores relacionadas com as varizes, mesmo que apresentem varizes visíveis.

Todos os sintomas descritos acima fazem parte do quadro clássico das varizes, entretanto pacientes podem ser assintomáticos, ou seja, não apresentarem sintomas, Isso em geral vai depender da sensibilidade de cada pessoa. Há aqueles ainda cujas queixas são somente de ordem estética, sobretudo as mulheres.

Leia mais sobre tratamento das varizes.

Abrir bate-papo
Olá estou on-line ok?
Dr. Rogério Neser
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?