Tratamento das varizes: resultados da cirurgia?

Tempo de leitura: 1 minuto

Cirurgia de varizes.

Uma vez estabelecidas, as varizes não desaparecem espontaneamente. São necessários procedimentos e intervenções para eliminá-las. Iludem-se as pessoas que usam cremes, massagens, e até mesmo medicamentos. Nada disso vai acabar com as varizes.

Dependendo do tamanho da veia, da localização e até mesmo dos sintomas, é possível realizar em alguns casos, a secagem ou escleroterapia. Porém, algumas veias só são eliminadas com cirurgia

Cirurgia

Quando bem indicada, bem praticada e quando o paciente segue as orientações pós-operatórias, a cirurgia de varizes costuma gerar resultados excelentes.

Entretanto, o resultado estético depende de fatores tais como a quantidade de veias a serem retiradas, tempo de evolução das varizes, calibre das veias, complicações já instaladas, tipo de pele e cicatrização do paciente, cooperação do paciente na recuperação pós-operatória, técnica empregada pelo médico, entre outras coisas.

É importante lembrar que mesmo a melhor cirurgia tem suas limitações e não existem “fábricas de modelos”, ou seja, pernas que apresentam manchas ou cicartrizes de feridas, por exemplo, dificilmente voltam ao estado anterior a essa condição.

O ideal é procurar o tratamento o mais rápido possível, pois quanto mais cedo, melhores os resultados.