Como evitar o aumento das varizes?

Tempo de leitura: 2 minutos

Se você já têm varizes provavelmente já se perguntou: como evitar o aumento das varizes?

Aqui no Blog do Instituto Pró-Vascular  destacamos alguns ítens de prevenção e tratamento com objetivo de evitar o aumento de varizes. Confira!

Medidas simples que podem ajudar a evitar o aumento das varizes

Embora o fator genético seja o mais importante para o desenvolvimento das varizes, algumas medidas podem fazer diferença na vida de pessoas que pretendem se cuidar para evitar o aumento das varizes.

  • Mantenha-se dentro do peso

Obesidade pode dificultar a circulação nas veias das pernas

  • Evite longos períodos em pé ou sentado

Se não for possível, movimente periodicamente os dedos dos pés, isso ajuda a circulação nas pernas

  • Pratique atividades físicas regularmente
  • Evite pílulas anticoncepcionais

Converse com seu ginecologista sobre outros métodos contraceptivos

  • Mantenha as pernas elevadas

Se você já tem varizes, elevar as pernas, sempre que possível, pode ajudar a aliviar os sintomas e evitar que o problema se agrave

Agora, se você já têm varizes, embora essas medidas possam ajudar a retardar o agravamento do quadro, a forma de eliminar as varizes é com tratamento médico específico.

Tratamentos: escleroterapia (secagem) ou cirurgia

Os tratamentos variam de acordo com o tipo, localização e tamanho das varizes. Procedimentos como escleroterapia (secagem de veias ou vasos) e até cirurgia muitas vezes são necessários para eliminar ou evitar o aumento de varizes.

Saiba mais sobre cirurgia de varizes ou sobre escleroterapia (secagem de veias).

Jamais trate as varizes sem acompanhamento de um médico especialista; não se iluda com tratamentos oferecidos por profissionais não médicos. Só os médicos têm a formação específica para diagnosticar e tratar o problema. Lembre-se das complicações, e até mortes, veiculadas pela mídia, relacionadas a tratamentos estéticos praticados por não médicos. Biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros ou outros profissionais de saúde, não estão capacitados para tratar as varizes.

Cirurgia tradicional para varizes? Laser? Radiofrequência?

A cirurgia é uma modalidade de tratamento fundamental, muitas vezes a única opção, para eliminar as varizes. Ela pode ser realizada de forma tradicional, com laser o radiofrequência, dependendo de cada caso específico. Só um especialista, ou seja, o cirurgião vascular, pode indicar o melhor tratamento para cada pessoa.

Saiba mais sobre laser, cirurgia tradicional ou radiofrequência para tratamento das varizes.

Espero que tenha aprendido um pouco mais sobre evitar o aumento de varizes. Se ainda tem dúvidas, entre em contato com o Instituto Pró-Vascular para saber mais sobre o assunto.

Procure-nos o quanto antes!