O que causa varizes?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Causa das varizes

O que causa varizes?

Frequentemente pessoas me perguntam sobre o que causavarizes e como evitá-las.

Muito se especula a respeito de que isso ou aquilo pode causar varizes nas pernas.

É comum ouvir:

“não use salto alto”

“calça apertada pode provocar varizes”

“subir escadas faz aparecerem vasinhos”

“fulana fez uma cirurgia de varizes  e não fez repouso, por isso voltaram as veias”

Isso é verdadeiro?

O surgimento das varizes está relacionado principalmente a dois fatores: genética e envelhecimento natural das pessoas.

Assim, caso exista algum familiar próximo que apresente varizes e quanto mais idade a pessoa tem, mais chances de desenvolver varizes. São as chamadas varizes essenciais ou primárias. Estas varizes estão relacionadas a alterações estruturais das veias que não podem ser controladas ou evitadas completamente. Entretanto, podemos controlar alguns fatores que acentuam a tendência natural de certas pessoas a desenvolverem o problema.

Fatores ambientais também influenciam no aparecimento das varizes, embora em menor intensidade que a genética e envelhecimento. Dessa forma, vida sedentária, obesidade, atividades profissionais que exigem permanecer em pé por longos períodos de tempo,etc, também contribuem para aumentar as varizes.

Outro fator importante relacionado ao aparecimento de varizes é a gravidez, principalmente em mulheres com múltiplas gestações, e uso de pílulas anticoncepcionais. Leia mais sobre pílulas e reposição hormonal e varizes.

Menos frequentemente as varizes podem ocorrer após tromboses venosas profundas nas pernas, as chamadas varizes secundárias. Estas, em geral, aparecem tardiamente, depois de anos que o paciente teve a trombose, em geral são em um único membro (só no membro que ocorreu a trombose) e mais graves que as varizes relacionadas à genética e envelhecimento.

Portanto, todas as afirmações acima, exceto “subir escadas” não são verdadeiras como causa das varizes. Muito pelo contrário, subir escadas pode fortalecer os músculos das pernas e até ajudar a circulação venosa.