Pré-operatório para cirurgia de varizes.

Tempo de leitura: 4 minutos

Pré-operatório

Muitas pessoas me perguntam a respeito de preparo pré-operatório para cirurgia de varizes das pernas. Este artigo vai esclarecer essas dúvidas.

Exames pré-operatórios

O preparo pré-operatório começa com a anamnese, ou seja, a consulta propriamente dita. Na consulta, conhecemos o paciente e questionamos sobre os hábitos, uso de medicamentos, doenças associadas, cirurgias prévias, alergias, etc., informações que são muito valiosas e que já orientam nosso raciocínio no sentido de avaliações complementares, ou seja, se são necessários exames específicos e quais devem ser solicitados.

Como regra geral, diante de todas as informações obtidas na consulta, conjuntamente com o exame clínico do paciente, fica fácil classificar o candidato a cirurgia, de acordo com padrões de “risco cirúrgico”, sendo o mais conhecido o ASA (Veja: The American Society of Anesthesiologists). Essa classificação, é dividida em ASA I a VI e o paciente é mais grave ou vulnerável quanto maior for seu score.

Intuitivamente, é de senso comum que pacientes mais jovens em geral têm menos problemas de saúde ou doenças associadas, portanto muitas vezes nem são necessários exames complementares como exames de sangue, radiografias ou eletrocardiograma.  Entretanto, pacientes com mais idade, e sobretudo aqueles com doenças associadas, necessitam de um preparo mais apurado.

Na grande maioria das vezes, porém, quem procura o cirurgião vascular para operar as varizes, tem boa condição clínica ou são pacientes jovens, sem doenças associadas, e com queixas estéticas, portanto pacientes com risco muito baixo.

Além disso, atualmente no Instituto Pró-Vascular temos preferido fazer a cirurgia com anestesia local, associada a uma leve sedação (sem necessidade de raqui ou peri-dural), o que deixa o procedimento ainda mais seguro. Leia mais sobre cirurgia com anestesia local

Em resumo…

De maneira geral, a cirurgia de varizes é um procedimento com baixo risco na maioria dos pacientes, especialmente àqueles sem doenças associadas, ou àqueles com hipertensão leve ou diabetes bem controlados.

Avaliação complementar depende da consulta com o especialista.

Ecodoppler venoso colorido dos membros inferiores

Ecodoppler venoso é um exame específico para avaliação e preparo da cirurgia em alguns casos, não é obrigatoriamente necessário para todos os pacientes. Mais detalhes sobre o exame. Leia mais sobre o ecodoppler

Qual melhor horário para a cirurgia?

Não existe um padrão para se fazerem cirurgias eletivas (com hora marcada; cirurgias não de emergência) como as varizes. Porém, prefiro operar meus pacientes pela manhã, e o motivo é simples: o jejum!

Para cirurgia de varizes, seja com anestesia local ou uma anestesia de maior porte, como a raqui ou peri-dural, é muito mais confortável ficar em jejum durante a noite e ser operado pela manhã. Porém, nada impede que se faça a cirurgia a tarde ou mesmo a noite.

E lembrar que jejum, significa não tomar água nem café da manhã!!!! Exceto em casos especiais, que é permitido tomar certas medicações indispensáveis antes da cirurgia, apenas com um pequeno gole de água.

Marcação das veias a serem retiradas

Ainda como preparo para a cirurgia, as veias são marcadas com uma caneta especial, cuja tinta não é facilmente removida durante a cirurgia, para orientar o cirurgião durante o procedimento. Esse processo é preferível fazer a tarde ou a noite, pois durante o dia as veias dilatam e ficam mais visíveis, facilitando a marcação e mesmo a sua identificação. Costumo fazer este processo na tarde da véspera do procedimento. Como a tinta da caneta que uso não é removida por água e sabão, os pacientes podem tomar banho, lavando e enxugando cuidadosamente.

Deve-se tomar a precaução de não utilizar cremes hidratantes ou óleos após a marcação para não remover a tinta.

Embora existam aparelhos que permitam uma boa identificação das veias por transiluminação (leia mais sobre estes aparelhos), a marcação na véspera da cirurgia sempre é mais eficiente.

 

ORIENTAÇÕES E PREPARO PRÉ-OPERATÓRIO

  • Jejum a partir das 23h da véspera da cirurgia (se a cirurgia for as 7h da manhã seguinte).
  • Não tomar água ou café da manhã!!!
  • Chegar ao hospital 2h antes da cirurgia.
  • Levar os exames (s.e for o caso)
  • Pode lavar e secar as pernas com cuidado
  • Não passar cremes, hidratantes, óleos, etc.

Bom procedimento!!!