Qual a relação entre dores nas pernas e varizes?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

dores nas pernas

 Dores nas pernas?

Frequentemente pessoas procuram os consultórios dos cirurgiões vasculares por dores nas pernas. Entretanto as dores nas pernas relacionadas a problemas circulatórios têm características bem específicas.  Não é qualquer tipo de dor que está relacionada com problemas circulatórios.

 Varizes

De maneira geral,  pessoas portadoras de varizes nos membros inferiores queixam-se de uma dor muitas vezes descrita como peso e cansaço nas pernas, sobretudo se houver comprometimento das safenas, e em geral os sintomas pioram no decorrer do dia. Isso, via de regra, é pior naqueles que apresentam maior quantidade de varizes e naquelas pessoas com veias mais calibrosas. Essas dores e o cansaço tendem a regredir com as pernas elevadas e com o repouso.

Outro fator de melhora é o caminhar. Exercícios físicos, mesmo as caminhadas leves, ajudam o retorno venoso, consequentemente melhoram as dores nas pernas. Contrariamente, permanecer em pé ou sentado durante muito tempo, piora a dor, principalmente à tarde e à noite.

Edema (inchaço) também é uma queixa freqüente e da mesma forma piora no fim do dia e no calor.

Várias outras doenças manifestam-se com dores nas pernas, como problemas ortopédicos, problemas na coluna, vícios de postura, fibromialgia, artroses e etc.

Dores nas pernas também são frequentes em várias situações não relacionadas a doenças como ansiedade, estresse, falta de atividades físicas e o cansaço do dia a dia. As varizes são apenas uma entre as inúmeras causas de dores nas pernas.

O que diferencia as varizes de outros problemas, como já mencionado, é característica da dor.

Acordar com dores nas pernas provavelmente não é por causa de varizes…

Leia mais sobre os sintomas das varizes