Qual o melhor tratamento para acabar com as varizes?

Tempo de leitura: 3 minutos

Inconvenientes, varizes são veias dilatadas e tortuosas que aparecem nos membros inferiores e que acometem tanto homens quanto mulheres – mas qual o melhor tratamento para acabar com as varizes? Essa é uma pergunta muito comum, formulada por pessoas que sofrem desse mal.

Além da questão estética, já que a aparência das pernas fica comprometida com presença das varizes, pode haver ainda desconforto, como dores, peso ou inchaço nas pernas.

Nessas horas, a busca para o melhor tratamento para acabar com as varizes passa a ser uma questão prioritária para muita gente. E nesses momentos, infelizmente, as pessoas acabam sendo iludidas ou trilhando caminhos que não são os ideais para combater o problema.

Hoje o Blog do Instituto Pró-Vascular vai trazer algumas informações importantes para que você possa buscar a solução mais eficaz para eliminar as varizes das suas pernas.

Como surgem as varizes

As regiões das pernas e pés costumam ser as mais atingidas pelas varizes.

Antecedentes familiares, principalmente de pai e/ou mãe, falta de atividade física regular, permanecer muitas horas sentado ou em pé e uso de anticoncepcionais orais (pílulas anticoncepcionais) estão entre os fatores de risco mais importantes para o aparecimento das varizes. Além disso, com o passar do tempo, as veias ficam mais frágeis, sendo mais propensas a dilatações, portanto, com a idade o problema se agrava.

A partir daí, é hora de buscar o melhor tratamento para acabar com as varizes.

O melhor tratamento para varizes

Solução mágica para varizes infelizmente não existe.

Cremes, pomadas e medicamentos são oferecidos frequentemente em anúncios publicitários apelativos, esses tipos de propostas de tratamentos apenas iludem o paciente.

O melhor tratamento para acabar com as varizes está ligado a procedimentos médicos que devem ser conduzidos por especialistas no assunto – como os da equipe do Instituto Pró-Vascular. Fique atento, tratamento para varizes e vasinhos é competência médica, portanto, outros profissionais de saúde não estão habilitados para essa finalidade, e pode até mesmo oferecer riscos à sua saúde.

Todo caso de varizes precisa de cirurgia?

Embora a cirurgia seja uma ferramenta valiosa para o tratamento das varizes, existem situações onde é possível usar técnicas menos invasivas. Tudo vai depender do tamanho das veias, da quantidade de veias varicosas e dos resultados esperados pelo paciente.

Para tratar os “vasinhos”, tecnicamente chamados de telangectasias, o método mais indicado é a escleroterapia, também popularmente conhecida como “secagem de vasos”.

No entanto, em muitos casos, o melhor tratamento para varizes é mesmo o cirúrgico. Mas não se assuste, atualmente a cirurgia pode ser muito mais tranquila do que você imagina. A equipe do Instituto Pró-Vascularvem se aprimorando cada vez mais e a imensa maioria das cirurgias praticadas pelos nossos especialistas é sob anestesia local e uma leve sedação, sem a necessidade de anestesias mais complexas como raqui, peridural ou geral.

Cirurgia de varizes tem bom resultado?

Os resultados das cirurgias para tratamento das varizes são geralmente muito satisfatórios.

No entanto, dependem de diversos fatores, como o tamanho das veias dilatadas, o estado em que já se encontravam e a cicatrização, inerente a cada paciente.

Um fator muito importante é a cooperação de quem é submetido ao procedimento, após a cirurgia. É fundamental que as determinações médicas sejam seguidas no pós-operatório. Entretanto, repouso prolongado é coisa do passado. A recuperação, sobretudo para cirurgias sob anestesia local, é muito rápida.

Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre a ocorrência e o melhor tratamento para varizes. Se ainda tem dúvidas, entre em contato com o Instituto Pró-Vascular para saber mais sobre o assunto.

Procure-nos o quanto antes. O fator tempo nesse tipo de caso é muito importante. Quanto mais cedo o tratamento, melhores os resultados.