Quem tem varizes pode fazer musculação?

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando se recomenda a prática regular de atividades físicas, muita gente se pergunta: quem tem varizes pode fazer musculação?

As varizes, aquelas veias dilatadas que aparecem principalmente nas pernas e pés, não são impeditivos à pratica de atividades físicas, muito pelo contrário, exercícios físicos ajudam a melhorar a circulação, a saúde e qualidade de vida.

Hoje o Blog do Instituto Pró-Vascular vai trazer informações importantes para que você saiba se, mesmo com varizes, pode fazer musculação.

Musculação na medida certa

Exercícios físicos, como mencionado acima, são recomendados a todas as pessoas que desejam ter uma qualidade de vida melhor. Atividades aeróbicas, como corrida ou caminhadas, natação, bicicleta, ajudam a ganhar condicionamento cardiovascular, porém nem todas as pessoas gostam ou podem praticar estas atividades. O importante é se exercitar, e para aqueles que gostam de pegar peso, a musculação pode ser uma opção.

Então posso encarar os aparelhos da academia sem medo? Não exatamente, quem tem varizes pode fazer musculação, mas com intensidade de exercícios na medida certa à sua idade, sua condição de saúde e cuidadosamente para evitar lesões desencadeadas por realizar exercícios de maneira incorreta ou por sobrecarga.

Acompanhamento de profissional capacitado

Para evitar riscos desnecessários, o recomendado é se exercitar, claro, mas preferencialmente com acompanhamento de profissional capacitado, principalmente se você está começando ou tem já alguma limitação muscular ou das articulações.

Além disso, uma avaliação médica antes de iniciar um programa de atividades físicas é muito importante para saber se sua saúde está em dia para a prática de exercícios.

Quem tem varizes pode fazer musculação, mas a carga de esforço deve ser devidamente direcionada e balanceada.

Quantas vezes por semana?

Mesmo com carga regular de esforço e os tipos de exercícios recomendados por profissional da área, quem tem varizes pode fazer musculação desde que tenha consciência dos riscos se extrapolar nas atividades.

Portanto, deve-se usar o exercício físico como aliado à saúde e ao tratamento das varizes e não como vilão.

Recomenda-se frequentar a academia de três a cinco dias da semana. Reserve o final de semana para descansar e se divertir.

Previna-se hoje e sempre

As varizes têm como principal causa a predisposição genética, ou seja, se sua mãe ou seu pai apresentam varizes, você também tem chances de desenvolver o problema.

Ficar muito tempo em pé, sedentarismo e sobrepeso também são fatores que contribuem para o surgimento de varizes. Portanto, mude alguns hábitos e previna-se!  Atividade física regular ajuda a manter sua circulação em boas condições e quem gosta de academia já sabe que quem tem varizes pode fazer musculação!

Se ainda tem dúvidas, entre em contato com o Instituto Pró-Vascular para saber mais sobre o assunto. Procure-nos o quanto antes, clique aqui e fale conosco!