Tratamento de varizes: nada de repouso no pós-operatório!

 

Tratamento de varizes

Como é pré-operatório?

A cirurgia de varizes dos membros inferiores é realizada em ambiente hospitalar e a anestesia varia de acordo com a cirurgia que será praticada.

Na maioria das cirurgias onde não é necessária intervenção na safena, em muitos casos é possível fazer a cirurgia com anestesia local e uma leve sedação. Esta técnica permite uma pronta recuperação e alta hospitalar rapidamente após o término da cirurgia.

Já os casos mais complexos ou extensos, exigem uma anestesia mais elaborada como raqui, peridural ou até mesmo a anestesia geral.

Entretanto, nos dias de hoje, estes procedimentos são muito seguros e em pacientes adequadamente preparados, o risco de complicações é muito pequeno.

Exames pré-operatórios são indicados individualmente de acordo com a idade e estado físico de cada paciente.

Em geral a cirurgia é realizada pela manhã, o que facilita o paciente a manter o jejum necessário para a sedação ou a anestesia, sem a necessidade de ficar por várias horas sem alimentação ou ingerir líquidos durante o dia.

Pós-operatório

O paciente recebe alta hospitalar na imensa maioria das vezes poucas horas após o término da cirurgia, sai com as pernas enfaixadas e é orientado a retirar estas faixas um ou dois dias após cirurgia.

Os pequenos cortes, geralmente de 1 ou 2mm de tamanho que nem requerem pontos, são mantidos com pequenos curativos por cerca de uma semana. O retorno ao consultório geralmente é feito em 7 a 10 dias após a cirurgia.

Praticamente não há restrições no pós-operatório e no dia seguinte o paciente está liberado para andar, subir escadas, dirigir, etc.

O que vai determinar o retorno às atividades habituais do paciente, é o conforto em realizar estas atividades. Pacientes mais sensíveis ou aqueles submetidos a cirurgias mais extensas, tendem a levar alguns dias para se sentirem confortáveis em retornar às suas atividades. Pacientes que são submetidos a cirurgias com laser ou radiofrequência recuperam-se mais rapidamente e necessitam de menos analgésicos no pós-operatório.

O uso de meias elásticas é recomendado, porém não obrigatório aos pacientes que foram submetidos à microcirurgia. Já os que são submetidos ao tratamento da safena com laser ou radiofrequência, precisam usar as meias elásticas durante um ou dois meses, pois nestes casos o resultado da cirurgia depende do uso da meia.

Hematomas são esperados, porém com as técnicas modernas e delicadeza na cirurgia, estes hematomas são bem menores que pelas técnicas convencionais. Devido a esses hematomas, os pacientes são orientados a não tomar sol por cerca de três meses para evitar manchas na pele. As orientações a este respeito devem ser individualizadas de acordo com cada paciente.

Leia mais sobre o tratamento das varizes.

Abrir bate-papo
Olá estou on-line ok?
Dr. Rogério Neser
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?