Uso de salto alto e subir escadas podem provocar varizes?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

salto alto

Saltos altos tendem a dar a ilusão de pernas mais longas e mais finas. Esses sapatos podem ser encontrados em uma ampla variedade de estilos, e os saltos são encontrados em muitas formas diferentes. Fazem parte do imaginário e são peças indispensáveis para muitas mulheres. Diga-se de passagem, tem seu charme.

Mas os saltos altos são inofensivos?

Os calçados de salto alto promovem uma inclinação do pé para a frente desequilibrando a distribuição do peso do corpo. Quanto mais altos os saltos, mais os pés são forçados.

Além disso, essa alteração da carga pode resultar em bolhas, calos, dedos em martelo, joanetes (hallux valgus), neuroma de Morton, fasceíte plantar e muitos outros problemas, podendo ser permanentes e necessitarem de cirurgia.

O salto alto também exerce pressão sobre a parte inferior das costas, sobrecarregando as vértebras lombares e contraindo os músculos da região lombar.

Assim, o uso de saltos altos pode provocar dores nas pernas, que muitas vezes são confundidas com varizes. Entretanto, não existe comprovação científica de que salto alto provoque varizes ou vasos nas pernas.

O uso de saltos muito altos não devem ser encorajados. O ideal é que sejam usados calçados não muito altos e de preferência inteiriços.

Resumindo: apesar de poderem provocar dores nas pernas, saltos altos não provocam varizes.

subir escadas
Quanto subir escadas, ao contrário do que se pensa, pode ajudar na circulação venosa por fortalecer os músculos das pernas. Portanto, não provocam varizes.