Anticoncepcional e reposição hormonal podem causar varizes? Devo parar?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Anticoncepcional e reposição hormonal

O uso da pílula anticoncepcional começou nos Estados Unidos no início da década de 1960, sem dúvida revolucionou o controle da natalidade e proporcionou condições para as mulheres se desenvolverem de uma condição de donas de casa para a igualdade com os homens no mercado de trabalho. Da mesma forma,  a reposição hormonal melhorou a qualidade de vida de muitas mulheres na menopausa por aliviar sintomas como depressão, diminuição da libido, secura vaginal, osteoporose, etc.

Desde de os anos 60, esses medicamentos vêm evoluindo continuamente e hoje a quantidade de hormônios das pílulas anticoncepcionais é dez vezes menor do que os anticoncepcionais de antigamente. Apesar disso, as pílulas anticoncepcionais são feitas com hormônios femininos (sintéticos), assim como a reposição hormonal, como o próprio nome diz, e estes hormônios favorecem o aparecimento das varizes.

Diante disso, muitas mulheres ficam com dúvida: devo parar o anticoncepcional ou reposição hormonal?

A resposta depende de vários fatores. O primeiro deles é: qual o motivo ou indicação do uso da pílula anticoncepcional ou da reposição hormonal?

Existem casos em que o anticoncepcional deve ser utilizada para controle do fluxo e ciclo menstrual, cólicas menstruais, tratamento de ovários policísticos, acne, etc. Assim, tudo depende da relação risco / benefício. Caso a pílula seja tomada apenas para controle da gravidez, um método alternativo, desde que se enquadre no estilo de vida da mulher em questão, é mais indicado. Porém, a decisão deve ser tomada conjuntamente com seu médico.

Da mesma forma, a reposição hormonal traz benefícios para mulheres na menopausa. Previnem osteoporose, diminuem a depressão, diminuem o colesterol, etc. Assim, há casos em que a reposição hormonal é necessária. Se a mulher não tiver sintomas, ou evidências laboratoriais da necessidade da reposição hormonal, o melhor é não fazer. Novamente, a decisão deve ser tomada conjuntamente com seu médico.

Lembre-se, mais importante que a pílula, para o desenvolvimento das varizes, são a genética e a fragilidade das veias que ocorre com o aumento da idade. Leia mais sobre as causas das varizes…