Cremes para varizes funcionam?
Essa é uma dúvida de muita gente, sobretudo mulheres interessadas em acabar com os inconvenientes causados pelas varizes e vasos nas pernas da maneira mais fácil possível. E digamos, os apelos publicitários na TV e outros veículos de comunicação, muitas vezes interpretados por famosos, são tentadores, não? Mas será que existem formas mágicas de acabar com vasos e varizes? Diante disso, resolvi escrever sobre os cremes para varizes, justificando minhas considerações ao invés de simplesmente responder à pergunta.
Papel da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
A criação da ANVISA em 1999 é considerada um marco na normatização de medicamentos e da saúde em geral no nosso país. À ANVISA cabe a regulação de medicamentos, alimentos, agrotóxicos e outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, órgão com papel semelhante ao FDA (Food and Drug Administration – nos Estados unidos). Antes da Criação da ANVISA a regulação de medicamentos aqui no Brasil era bem menos organizada e criteriosa.
De acordo com a agência:
- Medicamento – produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico;
- Cosmético – O de uso externo, destinado à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo, tais como pós faciais, talcos, cremes de beleza, creme para as mãos e similares… preparados para unhas e outros.
Com esses conceitos acima podemos distinguir o que é medicamento e o que não é…
Vamos analisar então alguns cremes famosos para varizes, muito vendidos por aqui.
Goicoechea
(Composição: Cânfora, Menta, Centella Asiática, Castanha da Índia e Calêndula)
Talvez o creme para varizes mais conhecido, contém alguns componentes até com alguma propriedade medicamentosa, porém… utilizados na formulação tópica, ou seja, para ser usado como creme, não têm propriedades farmacológicas (como medicamento), pois a absorção pela pele é muito pequena destes compostos, logo inútil. Na verdade trata-se de um cosmético, não de produto com finalidades de tratamento.
O laboratório Genomma, uma empresa mexicana que atua em vários países, detentor da marca Goicoechea, é especializado em marketing e propaganda. Investe pesado em publicidade, sendo um dos maiores anunciantes do país, sobretudo para a classe C e D, como bem relatado em duas reportagens das edições on line dos respeitados jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. O laboratório é um grande vendedor de medicamentos isentos de prescrição médica, ou seja, medicamentos que não precisam de receita médica para serem adquiridos, como por exemplo anti-térmicos, analgésicos comuns, etc. O problema é que O Goicoechea é um cosmético e deixa muito confuso o consumidor que frequentemente o considera um medicamento, induzido por anúncios publicitários (veja o anúncio aqui) que não deixam claro sobre de que se trata. Apesar de apresentar na sua formulação alguns componentes com potencial medicamentoso, como citado acima, não há comprovação ou boa evidência científica do efeito terapêutico para as varizes na sua formulação. Se existem estudos confiáveis, não foram publicados em revistas científicas sérias.
O alívio dos sintomas que pode ser sentido por algumas pessoas que utilizam o produto, pode ser explicado por um efeito psicológico ou placebo, ou eventualmente pela sensação refrescante promovida por algum componente da sua formulação. Esses efeitos refrescantes facilmente podem ser obtidos de forma similar se for utilizado outro cosmético qualquer com a mesma concentração de mentol (que não tem propriedades medicinais). Portanto, não é medicamento e não elimina as varizes nem os sintomas causados pelas varizes!
Varicell creme e Varicell comprimidos
(Composição: Queratina parcialmete hidrolisada, cassia acutifolia, enxofre sublimado, bitartarato de potássio, carboximetilcelulose, estearato de magnésio, talco, carvão ativado, polietilenoglicol e água.)
Aqui a coisa é ainda pior, pois o site da empresa ressalta as propriedades medicamentosas do comprimido e na página do creme já oferece o produto como “finalidade de refrescância”, ou seja, cosmético. Como pode isso? Uma forma é medicamento e outra cosmético? Baita confusão… Quanto aos princípios ativos, nenhuma com comprovação científica. Sofrível! Anunciado para tratamento contra dores nas pernas.
O site do medicamento fornece um número de registro no Ministério da Saúde para os comprimidos: 1.5620.0021.001-0, que não é encontrado no site da ANVISA. A consulta do registro só pode ser encontrada pelo cnpj da empresa, e está vencido!!!
Eficácia: Nenhuma! Sem registro atualizado na ANVISA.
Venalot h
(Creme de 5 mg/ml (cumarina) e 50 UI/ml (heparina sódica))
Outro creme bastante popular e de uso sob prescrição médica.
Apresenta como base e informação na bula estudos antigos ou muito inconsistentes em produzir efeitos cientificamente comprovados.
Muito utilizado no Brasil também com um apelo de “antivaricoso”. Possui registro no MS: 1.0639.0118, porém seus componentes também padecem do mesmo problema dos cremes anteriores: absorção baixíssima por via tópica, e a heparina, pior ainda, para ter eficácia, só quando utilizado na forma injetável, pois é um composto formado por mucopolissacárídeos, que só são absorvidos de forma parenteral (injeções)…e com outra finalidade.
E mais…
As diretrizes internacionais e nacionais nem mencionam o uso de tais medicamentos (ou cosméticos) tópicos para varizes, tamanha a insignificância dos cremes ou pomadas com esse objetivo: melhorar as varizes ou eliminar os sintomas.
Conclusão…
Não se iluda, se cremes para varizes fossem bons mesmo precisariam de investimentos pesados em publicidade? Acredito que não.
Por que alguém seria submetido a uma cirurgia de varizes ou sessões de escleroterapia (secagem dos vasos) se um creme resolve? Ou para que um médico especializado no assunto se é tão fácil acabar com as varizes e seus sintomas?
Isso é só uma amostra de que existem muitos medicamentos sem utilidade disponíveis no mercado.
Se você já usou cremes para varizes, deixe seu comentário no blog. Conte sua experiência pessoal…
Abaixo deixo dois links de colegas médicos que compartilham da mesma opinião que eu: cremes para varizes NÃO funcionam.
http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/20443-cremes-para-varizes-funcionam
https://www.facebook.com/DrCassioHungria/posts/391155957753271:0
Puxa, muito esclarecedora a matéria. Muito bom saber. Obrigada!
Ótimo texto!
Bom dia dr Rogerio. O q o sr diz sobre a loção FleTop, inclusive sobre um de seus componentes o pycnogenol. Obrigada!
Olá Agnes.
Apenas um creme hidratante, sem efeitos sobre a circulação. Nada de especial.
Bom dia Dr Rogério, segundo vossa afirmação “Antes da Criação da ANVISA a regulação de medicamentos aqui no Brasil era bem menos organizada e criteriosa.” e segundo sua análise e opinião sobre os produtos acima, pergunto: que organização e critérios a ANVISA utiliza para liberar a comercialização desses produtos?
Olá,
Todo medicamento deve ser submetido a testes e pesquisas científicas. Baseados nestes documentos, após uma análise teoricamente criteriosa é que os produtos são autorizados ou não. Att.
Claro que sim, mas não fazem milagres.
Eu uso este creme: https://www.herbal-pt.com/venatrix-eliminacao-avancada-das-varizes-p-108.html
que me ajuda bastante no dia a dia.
Cientificamente não há comprovação alguma dos benefícios destes cremes. Recomendação médica não há.
att.
Caro Dr. Rogério, que acabou de esclarecer de vez minhas certezas. Fiz uma cirurgia de varizes e como foi a terceira, penso que essa ultima ficou pior de todas! Não foi resolvido o problema e ficaram manchas, nódulo em uma perna e meu retorno com o cirurgião, acredito que ele percebeu o quão ruim ficou a cirurgia e me passou dois cremes para melhorar: Berlison e Venalot pomadas… Comprei porque o médico receitou. Em um mês de uso, posso garantir que não houve nenhuma melhora no aspecto e sinto dores como antes da cirurgia.
Olá, sugiro aguardar mais um pouco, pois cirurgias muito recentes não permitem uma avaliação precisa se o tratamento deu resultado. Att.
Olá Dr Rogério
Fiz um safenectomia, gostaria de saber se posso tomar Daflon.
Obrigada.
Eu tenho só 23 anos e já estou começando a ter varizes. Faço exercios, então não sei o que mais posso fazer pra evitar. Cirurgia não é o caso pois o meu objetivo é a prevenção. Não quero chegar ao ponto de ter que operar. Pensei que os cremes pudessem ajudar, mas agora não sei o que fazer. Alguma sugestão?
Giovana, tenho 29 anos, varizes já como caso cirúrgico (porém estou convênio e aguardando pelo SUS há um ano), e com uma complicação das varizes: dermatite ocre. Meu problema começou com a sua idade mais ou menos. De verdade, conselho de quem se arrepende hj: faça exercícios aeróbicos (caso faça musculação, não pegue muito peso nas pernas), levante as pernas acima da altura do coração sempre que puder, e use as meias de compressão (acredito que de compressão leve já seja o suficiente pra vc). Se eu tivesse feito isso, não estaria com este problema e com manchas nas pernas pro resto da vida, que ainda podem “abrir feridas”.
Poxa… Obrigada pelos conselhos, tomarei os cuidados. Boa sorte com a sua situação, melhoras!
Muito bom, esclareceu minha dúvida, pois eu dizia o mesmo: por que médico se creme resolve? A indústria cada vez mais e com lavagem cerebral a todo vapor.
Obrigada pelo texto.
Operei das varizes e retirei as safenas. O médico receitou venalot pro pós operatório. Pra que entao?
Dr. Qual seria a eficácia da pomada Hirudoide no tratamento de varizes? Qual a melhor apresentação, pomada ou gel?
Muito esclarecedor esse post. Eu estou a procura de métodos que diminuam ou previnam o surgimento dos vasos nas pernas. Tenho 23 anos e apareceu algumas na minha perna, mas o meu caso é de família.
Bom dia, eu já usei vários mas nunca resolveu nada, sempre opto por fazer a secagem , unica forma de solucionar o problema…obrigada pela matéria muito esclarecedora.
Execelente publicação, auxiliar na informação precisa e clara… pois infelizmente somos bombardeados com promessas de todos os tipos… e acabamos em algum momento caindo nessas balelas.. melhor e se cuidar, buscar se manter num peso saudavel, fazer algum exercicio, alongamento.. ao menos isso nao nos trara nenhuma perda. Obrigada
Obrigado pelos comentários
Excelente texto. Me ajudou.
E porque a Anvisa ou outro órgão responsável permite que produtos pra varizes que não funcionam como prometidos continuem no mercado.isso é revoltante.
Bom dia, gostaria de saber quais os medicamentos mais eficazes contra as varizes?
Bom texto. Médico passa confiança e credibilidade . Parabéns
Matéria muito esclarecedora. Uma pergunta: para que serve o poder de polícia da ANVISA se não consegue fiscalizar estes produtos? Não seria melhor acabar com eles e passar para uma instituição privada?
Parece com estes órgão de fiscalização de Meio Ambiente: só servem para empreguismo público. Querem fiscalizar a Amazônia mas não conseguem limpar o rio Tietê, as lagoas da Barra da Tijuca, e os rios da Baixada Fluminense.
Existem MUITOS cremes que ajudam a circulacao e consequentemente melhoram sim a amenizar surgimento de Varizes
Medicos adoram usar medicamentos de formulacao natural sem COMPROVACAO. Pra levar pacientes a nao acreditarem em nada e se submeter as cirurgias. Mas se tivermos cuidados e usarmos cremes que SIM, ajudam sim, podem ajudar a NAO precisar de Cirurgias. Minha opninao. Uso cremes , e produtos a base de Centela
Asiatica emtre outros. Tomo Chas e ajudam sim e MUITo.