Varizes nas pernas
Varizes nas pernas são dilatações das veias e ocorrem principalmente nos membros inferiores, ou seja, pernas e coxas. As varizes compreendem um amplo espectro de veias, desde os “vasinhos” (chamadas tecnicamente de telangectasias), muito frequente nas mulheres e um grande motivo de descontentamento estético, até veias saltadas, com diâmetros que podem chegar a um centímetro e meio, ou mais, que podem até estar associadas a feridas (as chamadas úlceras varicosas).
Conheça nossos tratamentos
Médico de varizes
Existem diversas opções de tratamento para estes casos, que variam de acordo com cada situação, como a cirurgia de varizes, laser para varizes, secagem de vasinhos (escleroterapia) e tratamento de varizes com espuma, uma variação da escleroterapia. O tratamento quanto mais rápido é mais eficaz, e o Instituto Pró-Vascular conta médico de varizes e com uma excelente estrutura para realizar tratamentos que garantam resultados satisfatórios para a saúde de suas pernas!
Cirurgia de Varizes
Quando as varizes atingem um certo tamanho, muitas vezes o único tratamento é a cirurgia. Entretanto, aqui no Instituto Pró-Vascular tentamos fazer da cirurgia algo mais simples possível, e na maior parte dos casos a cirurgia é praticada sob anestesia local e uma leve sedação. O paciente dorme, um processo muito parecido com a sedação de uma endoscopia digestiva, e ao despertar já vai para um local apropriado para ser alimentado e receber alta hospitalar. Trabalhamos para evitar anestesias mais complexas nas costas, como raqui ou peridural, ou anestesia geral, na imensa maioria dos casos.
Laser para vasinhos
O laser é utilizado em várias áreas da medicina, inclusive na cirurgia vascular.
Entretanto, para vasinhos não é a melhor opção de tratamento, exceto para os vasinhos da face, com aqueles próximos ao nariz.
Para vasinhos nas pernas, a escleroterapia (secagem de vasos) ainda é disparadamente a melhor opção de tratamento. Os resultados costumam ser excelentes e com risco muito baixo de complicaçãoes.
Tratamento com espuma
Este método trata-se de uma mistura de medicamentos com CO2 ou ar, que resulta em uma espuma densa mais potente que os medicamentos utilizados de maneira tradicional. Este processo para secagem de veias é chamado de escleroterapia com espuma.
Esta técnica é indicada geralmente para veias entre 2 e 3mm de diâmetro, não necessita de anestesia nem de internação.
Saiba mais sobre os tratamentos
Preciso de de repouso no pós-operatório?
Além de proporcionar uma permanência muito pequena no local do tratamento, a anestesia local facilita a recuperação dos pacientes, pois há um menor sangramento, menos hematomas e consequentemente menor tempo de recuperação pós-operatória. Dependendo obviamente da quantidade de veias retiradas, no segundo ou terceiro dia após o procedimento o paciente já está confortável para caminhar, dirigir, subir escadas e muito mais. O repouso é muito relativo e a imensa maioria nem quer ficar parado.
Laser para cirurgia
Em alguns casos, principalmente quando está indicado o tratamento da veia safena, pode ser indicado o uso de laser, uma ferramenta moderna e que também facilita a recuperação dos pacientes no pós-operatório.
Secagem de vasinhos provoca dor?
Essa é uma dúvida muito comum, principalmente entre as mulheres que muitas vezes deixam de serem submetidas ao tratamento por medo. Entretanto, executando-se o tratamento de forma delicada, com técnicas modernas, materiais delicados, de forma tranquila, em ambiente apropriado e relaxante, com anestésico junto do medicamento e com resfriamento da pele, o tratamento é muito confortável. Aqui na clínica utilizamos todos os artifícios técnicos para que o paciente não sinta dor e não abandone o tratamento! Afinal de contas, se os vasos não forem tratados, só aumentam ao longo do tempo, comprometendo a estética e, em estágios avançados, podem levar a sangramento ou inflamações.