Aneurisma da Aorta Abdominal
A aorta é a maior artéria do corpo humano, responsável pelo transporte e distribuição do sangue para todos os órgãos, membros e tecidos; têm início no coração, passa pelo tórax e abdômen emitindo ramos arteriais menores e distribuindo o sangue pelo organismo.
O Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) é uma doença ocasionada pela dilatação desta artéria, especificamente no abdome, que resulta de uma fraqueza na parede do vaso relacionada principalmente como hipertensão arterial (pressão alta), colesterol elevado e tabagismo, embora haja de certa forma uma tendência familiar.
Aneurisma: quais os riscos?
Embora mais comum entre os homens, sobretudo acima de 65 anos de idade, acomete também mulheres e eventualmente, pessoas mais jovens.
O grande perigo da doença, é que os aneurismas são geralmente silenciosos, ou seja, a aorta vai aumentando de tamanho sem a pessoa se dar conta, pois não há sintomas na maioria dos casos.
Muitas vezes os aneurismas são diagnosticados por acaso, num exame médico de rotina, pela palpação do abdome por um médico, ou eventualmente por exames de imagem, como ultrassom de abdome ou tomografia abdominal, muitas vezes solicitados por motivos diversos, como por exemplo, para pesquisa de pedras nos rins ou na vesícula.